sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Professor da UEPB, Edson Tavares, falará sobre os elementos que definem o destino dos livros



Na quinta-feira (24/10), segundo dia de FLIBO, à partir das 15h na Câmara Municipal, receberemos o Professor Titular da Universidade Estadual da Paraíba, Edson Tavares que falará sobre: TEXTOS E LIVROS : O que determina o Cânone Literário?

Sobre a palestra:
Escritores escrevem textos, que são publicados em livros. O destino dos livros é definido por uma série de elementos e circunstâncias, entre as quais o escritor pode até nem estar presente, mas que funcionam como instâncias de manutenção da obra no panteão canônico literário nacional. Discutiremos quais são essas instâncias e sua força na construção e manutenção do cânone, bem como o que pode tornar tais obras esquecidas do grande público e ausente de estudos e leituras.

Sobre Edson Tavares:
O Prof. Edson Tavares Costa (50 anos) é natural de Santa Cruz do Capibaribe, filho da também professora Maria José Tavares Costa, daquela cidade. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFICA, tem Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia de Patrocínio-MG, e em Metodologia do Ensino Superior pela FAFICA; é Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.Atualmente, Edson é professor titular de Literatura da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I – Campina Grande, onde atua há cerca de 10 anos, fazendo parte, nessa Universidade, do Centro Paraibano de Estudos do Imaginário – CEPESI. Sua pesquisa de doutoramento foi realizada através do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, tendo como orientadora a Profª. Drª. Socorro de Fátima Pacífico Barbosa. Edson Tavares é autor dos livros “Nítido como um girassol” –Metamorfoses do olhar em Alberto Caeiro (2003) e Avaníssima – A vida de uma estrela (2007), além de organizador de duas coletâneas de artigos acadêmicos escritos por alunos da FAFICA, como frutos de Grupos de Estudo coordenados por ele: Leituras partilhadas – Estudos temáticos de autores brasileiros (2006) e Mulher, criação social? – Leituras e perfis femininos da Literatura Brasileiros (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...